You are currently viewing 5 erros cometidos por empresas que matam a geração de demanda

5 erros cometidos por empresas que matam a geração de demanda

Por Juliana Lara Souza.

A demanda é um artifício que impulsiona a comercialização. Tendo isso em mente, há certos tipos de defasagem grave que muitas empresas cometem nos seus sistemas de produção que acabam tendo um resultado péssimo para o negócio.

O primeiro erro comum entre as empresas é não definir o perfil de cliente ideal, isso significa que, ao invés de achar um nicho específico de clientes e trabalhar para tal caminho, muitas empresas querem distribuir o seu trabalho de forma desorganizada e desorientada, fazendo as pessoas trabalharem mais e produzir pouco. Foque no perfil de cliente que você deseja atender.

O segundo erro comum é relacionado ao fluxo de prospecção/fluxo de cadência, isso quer dizer que, para manter o contato com seu cliente, não foque apenas em um meio de comunicação, mas sim em vários que existem hoje em dia. Busque ser atualizado e infiltrado nas redes sociais para sempre estar presente na vida do seu cliente, mesmo que não diretamente, mas observe e analise os meios de comunicação que cada um faz, pois nem sempre as empresas seguem um padrão de comunicação. Busque informações.

Juntamente com o segundo erro mais comum, o terceiro erro se trata de empresas não usarem o fluxo híbrido para comunicação. Quando contata-se um cliente, ele não espera que ele tenha que correr atrás da empresa, é justamente o oposto. A empresa deve se empenhar em acompanhar o cliente e saber, com discrição e bom senso, quais são as plataformas de comunicação que mais agrada o cliente, para então, fazer membro dessa estrutura comunicativa.

O quarto erro comum entre empresas é não dar atenção na construção de listas de empresas. Esse erro é referente à dois momentos: primeiro, quando uma empresa não faz uma lista ou não tem um padrão de conhecimentos sobre empresas que buscam atingir o mesmo objetivo que o seu e podem ser um apoio, estão perdendo oportunidades de conseguir uma parceria, sociedade ou negociação, impedindo o crescimento organizacional da empresa. O segundo momento é: empresas que não fazem uma lista de empresas que poderiam ser seus clientes, empresas que buscam trabalho que você faz na sua organização, isso pode ser uma forte perda de oportunidade de aumentar o seu networking. O último erro mais comum entre as empresas é não dar treinamento para o seu time de prospecção. Isso quer dizer que, se o time de pessoas escalado para fazer a prospecção com os clientes – entrar em contato e negociar- não estiver bem preparado, equipado e treinado, de nada adianta. Para tal problema, deve-se desenvolver desde o início da trajetória dessas pessoas um treinamento. Porque vendas é um esporte técnico, você tem regras, você tem faltas e você tem punições graves quando erra. Buscando dar feedback, deixando os iniciantes ouvirem telefonemas, participarem de reuniões e fazer simulações de contato é a base para uma empresa prosperar.

Deixe um comentário