You are currently viewing Desenho Técnico: qual a sua importância?

Desenho Técnico: qual a sua importância?

Por Isabela Dallabona

Desenho técnico é uma representação gráfica de diferentes objetos, como peças e instrumentos. Por meio do desenho, feito sempre seguindo a norma ABNT, visualizamos formas, posições e dimensões, retratadas segundo a geometria descritiva, a perspectiva e desenho geométrico. Ele se diferencia do desenho artístico visto que nesse o artista coloca seus sentimentos, deixando a obra aberta a interpretação.

O desenho técnico pode ser desenvolvido a mão, usando régua, esquadro e compasso, ou por meio de softwares especializados que facilitam os desenhos, entre eles o Auto CAD.

Diferentes vistas de peças

Mas qual a importância de tal serviço?

  • Por meio do desenho técnico, temos uma visualização da ideia antes da sua prototipagem, facilitando a compreensão e comparação entre a peça projetada e a imaginada.
  • O desenho traz a padronização da peça, que pode ser replicada diversas vezes dentro das especificações do projeto, garantindo assim a qualidade.
  • É possível obter informações que auxiliam tanto no projeto, quanto em eventuais manutenções.
  •  Um bom desenho técnico pode ajudar na apresentação de um produto para possíveis clientes e comerciantes.

Caso possua interesse, entrando em contato com a COMEP, oferecemos o serviço de desenho técnico juntamente com a modelagem 3D, além de maiores detalhes.

Deixe um comentário