You are currently viewing Fluxo de Valor

Fluxo de Valor

Fluxo de valor é um mapeamento que apresenta em forma de diagrama todas as etapas de um processo produtivo, destacando os fluxos de materiais e informações envolvidas. Existem mapas do estado atual e futuro/ideal.

Mas por que fazer esse mapeamento? Por meio dele podemos encontrar oportunidades de melhoria, o que agrega valor, o que continua sendo importante por mais que não agregue valor e processos que podem ser eliminados.

Por onde começar? Primeiramente é preciso definir um gerente para esse projeto e então, definir qual produto ele irá mapear juntamente a equipe (normalmente se inicia por aquele mais relevante, que possui maior valor ao cliente). Em seguida é preciso entender o começo e o final desse processo, e visualizar cada passo que precisa ser percorrido entre essas “pontas”.

Desenhe agora o fluxo atual, como ele realmente ocorre, e não esqueça de mapear as comunicações. Quando pronto, avalie criticamente o resultado, do porto de vista do cliente. O que pode ser modificado (muitos usam o método Kaizen Burst nessa etapa)? Tempos, fluxos de informação, funcionários por tarefas, tecnologias, estoques, entre outros.

Como as possíveis melhorias já foram identificadas na etapa anterior, agora é preciso desenhar o mapa ideal/futuro. Como será o processo após a realização dessas melhorias? Aqui será possível visualizar isso.

Em seguida, é preciso traçar um plano de ação, certo? É recomendado que ele seja pensado em um prazo de realização em 12 meses.

E aí? Deu para entender? Agora é só colocar a mão na massa e aproveitar esse super método, afinal, entender e melhorar seus processos é a primeira etapa para fazer seu cliente mais feliz!

(Figura tirada do livro Aprendendo a enxergar, Mike Rother e John Shook)

Deixe um comentário