You are currently viewing Intercâmbio cultural: enriquecedor para seu futuro pessoal e profissional

Intercâmbio cultural: enriquecedor para seu futuro pessoal e profissional

Por Caroline Rissi.

Você já sentiu vontade de fazer intercâmbio, mas sentiu medo de não se adaptar a cultura do lugar, ou que ficaria deslocado e perdido?

Pois bem, fazer um intercâmbio é tudo isso mesmo! Estou falando isso não para assustar, mas sim encorajar e mostrar como pode ser enriquecedor sair da nossa zona de conforto e irmos nos aventurar por aí.

Eu, por exemplo, saí de uma cidade pequena para fazer um intercâmbio na Nova Zelândia, um país com uma cultura totalmente diferente da brasileira. Eu era muito tímida, e tinha medo e receio de falar com pessoas desconhecidas. Além disso, não achava meu inglês nada bom. Então, me preparei com antecedência para essa aventura. Porém, ainda que eu tenha me preparado o máximo que podia, ao chegar lá percebi que jamais estaria preparada para tudo que eu iria viver e para tudo que esse intercâmbio iria agregar em minha vida.

Mas, vamos ao que interessa: o que eu tirei de bom disso tudo?

Aprendi a me comunicar melhor, a ser mais proativa e autoconfiante. Experimentei coisas novas, saí da minha zona de conforto, e aprendi a ser sempre minha melhor versão. Além disso, aprendi a me adaptar e readaptar rapidamente a culturas distintas e metodologias de ensino bem mais flexíveis e fáceis. Me tornei mais independente e autônoma, pois não podia esperar meus pais decidirem as coisas por mim. Tudo isso abriu minha mente e mudou minha visão de mundo.

Hoje, vejo com clareza que essa experiência reflete diretamente na construção do meu “eu profissional”. O intercâmbio me impulsionou a sempre buscar o novo, o diferente; a ser mais dinâmica e a me manter atualizada e estudar sempre para agregar em qualquer ambiente.

Estudar fora, ainda que seja durante um curto período, nos permite entrar em contato com outros idiomas, aprender novas metodologias e dinâmicas de trabalho, o que pode ser de grande ajuda para as empresas e consequentemente fazer com que você cresça e se destaque.

Deixe um comentário