You are currently viewing Os 5 Desafios das Equipes

Os 5 Desafios das Equipes

Por Luísa Menezes.

Uma equipe de trabalho que funcione de forma harmônica e conectada é um dos principais pilares para o bom funcionamento e o sucesso de um negócio. Se sua empresa está enfrentando complicações nas equipes, ou se você acha que esse ramo pode melhorar de alguma forma, mas não sabe por onde começar, os 5 desafios das equipes, descritos no livro “Os 5 Desafios das Equipes”, de Patrick Lencioni, podem ser a metodologia perfeita para resolver seu problema.

Basicamente, a metodologia divide os problemas do trabalho em equipe em 5 partes, que se conectam entre si. A primeira delas, que acaba gerando todas as outras, é a falta de confiança entre os próprios membros da equipe, causada normalmente pela falta de abertura entre companheiros de trabalho. 

A segunda complicação é o medo de conflitos. Por conta da falta de confiança, os integrantes da equipe acabam evitando debates e troca de opiniões, se comunicando apenas por comentários reservados. Isso encaminha o grupo para o terceiro problema, a falta de comprometimento. Ao não sentirem liberdade de se posicionar nos debates, os membros não aceitam as ideias e acabam não se comprometendo como deveriam.

Com a falta de comprometimento, as pessoas acabam evitando responsabilizar os outros, o que nos leva para o quarto problema, pois todos os problemas citados anteriormente, principalmente a falta de comprometimento, deixam os companheiros de trabalho desconfortáveis para cobrar algo ou chamar a atenção de alguém.

Isso nos leva à quinta parte, que é a falta de atenção aos resultados, que ocorre quando os funcionários colocam seus ganhos e interesses pessoais acima dos da equipe e da empresa. 

É impressionante a melhora que uma equipe de trabalho tem ao evoluir nesses pontos, uma diferença que melhora não só o ambiente de trabalho, mas também reflete diretamente nos resultados da empresa. Por isso, se sua empresa está enfrentando problemas nas equipes, é muito recomendado que se realizem dinâmicas de interação, reuniões que saiam um pouco do tema do trabalho, ou até mesmo uma conversa com os membros das equipes sobre os 5 desafios, para que essas situações possam ser percebidas e, então, trabalhadas, para que o problema possa se resolver, levando sua empresa a crescer ainda mais.  

Deixe um comentário