You are currently viewing Por que é uma boa o estudante de engenharia de produção escolher fazer estágio em uma startup?

Por que é uma boa o estudante de engenharia de produção escolher fazer estágio em uma startup?

Autora: Cecília Gauer Queiroz.

É fato que existem milhares de benefícios e malefícios em trabalhar em uma startup. Mas acho importante primeiramente, darmos o conceito de o que é uma startup. De acordo com o SEBRAE, startup é uma empresa iniciada por um grupo de pessoas, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Por conta dessa definição é possível perceber que existem diferentes tamanhos de startups e de maturidades. Então cada experiência depende do tamanho da startup, mas com certeza terão pontos em comum dos que eu vou mencionar aqui, enfatizando que este texto é baseado em minhas experiências e dados que achei relevantes.

Trabalhar em uma startup é estar preparado para um dia seu chefe te pedir pra achar a fórmula do hambúrguer de siri, você passar o final de semana doida tentando achar uma resposta e na segunda feira ele nem lembrar o que pediu. É achar tão massa seu trabalho, que quando alguém perguntar qual a solução que a startup que você trabalha busca resolver, você não consegue nem explicar direito. É ter autonomia e responsabilidades que você não teria se trabalhasse dentro de grandes empresas sendo um estagiário. É ser tratado de igual pra igual porque na maioria das vezes os cargos não são bem estabelecidos, ainda mais um estagiário que provavelmente vai trabalhar em todos os setores.

Além disso, um estudante de engenharia de produção estagiando em uma startup, tem a possibilidade de aprender muito sobre autonomia (saber tomar frente de certas coisas e tocar mais independente seu trabalho, pois ninguém tem muito tempo para ficar supervisionando), flexibilidade (às vezes vão te pedir coisas que você nunca tinha feito e que não são da sua área de domínio, prazos impossíveis e coisas que você planejou por tempos que não deram certo), resiliência (o fluxo de informação e de ações dentro de uma startup é muito intenso então ao mesmo tempo que as coisas podem estar muito boas, elas podem ficar muito ruins) e acima de tudo possibilidades (você tem opinião, e voz de mudança dentro da empresa, sua opinião sobre processos, seja a mudança ou implementação de novos pode ser ouvida, ou seja, você pode ser um objeto transformador lá dentro).

Então, se você chegou aqui meu único objetivo era abrir seus horizontes com relação a atuação de um estudante de engenharia de produção fazendo estágio numa startup. Escrito por alguém que rala todo dia trabalhando em uma, mas que tem brilho nos olhos pelo propósito que ela espalha, espero que tenham gostado da leitura!

Deixe um comentário